Powered By Blogger

sábado, 14 de maio de 2011

BOCA MALDITA







Faz tempo que o blog tava devendo algo sobre a XV, mas exigia um texto um pouco mais elaborado: o calçadão da rua XV de novembro, idealizado por Jaime Lerner, se tornou, na região próxima a praça Osório, o centro nervoso político da cidade, e onde se fala, democraticamente, de tudo e de todos.
Na década de 50, Getúlio Vargas discursou para milhares de pessoas no terraço do Bráz Hotel, onde hoje serve-se um almoço dos melhores. O Lula já falou lá umas 2 vezes, político Curitibano que não faz política na XV nasce morto....a XV é assim, manifestações políticas, passeatas, músicos de rua, estátuas vivas, o sombra, artistas com o Reginaldo Carvalho que expõe lá todo sábado...a " boca maldita" é a casa do Curitibano da Gema. Sempre que eu passo algum tempo fora ou sem muito tempo no sábado, fica uma espécie de " banzo " que só passa quando eu retorno pra boca, o local mais Curitibano da cidade.
Hoje, além de matar a saudade do lugar e conversar com amigos, ainda deu para dar uma passadinha no genial Stuart, tomar uma einsenbah..
O Bar Stuart foi inaugurado em 1904, e está desde 1954 no atual endereço na esquina da praça Osório e da Alameda Cabral, ponto de encontro de político, jornalistas e profissionais liberais. Considerado um dos chopps mais bem tirados da cidade !
Para saber mais: Pelos Bares do Paraná, de Norberto Staviski. Editora Palavra Viva. Publicação do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário