Powered By Blogger

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

No site da UOL...

Para quem já está de saco cheio de carnaval e de ficar ouvindo as mesmices de sempre sobre escolas, passistas, baianas...etc...um pequeno trecho de uma matéria muito interessante que está hoje no site da uol...

Conheça a história dos drinques cubanos


Nos bares de Havana
Considerada por muitos anos o quintal dos Estados Unidos, a ilha de Cuba era dominada pela Máfia (que controlava seus cassinos) e, por estar bem perto da Flórida, transformou-se em endereço certo para os ricos em férias, sempre em busca do sol e do lazer com um toque latino. Mostrada dessa maneira, Cuba foi para as telas em diversos filmes, entre os quais O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar (JFK, 1991) e até no musical Eles e Elas (Guys and Dolls, 1955), estrelado por um jovem Marlon Brando que leva à ilha uma garota do Exército da Salvação (Jean Simmons) para embebedá-la e seduzi-la. Não havia nem mesmo problemas em denunciar o local como um covil de ditadores violentos e perigosos, como se vê em Resgate de Sangue (We Were Strangers, 1949), de John Huston.
Apaixonado pelos encantos cubanos, o escritor e aventureiro Ernest Hemingway gostava de situar suas histórias nas redondezas. Muitas delas foram filmadas – Uma Aventura na Martinica, O Velho e o Mar, A Ilha do Adeus –, e todas, invariavelmente, regadas com muito rum e drinques típicos. Vários outros filmes abordaram os mistérios de Cuba. É o caso, por exemplo, do longa Nosso Homem em Havana (Our Man in Havana, 1959), de Carol Reed, baseado num livro satírico de Graham Greene para mostrar que o lugar era também um antro de espionagem. No enredo, um comerciante britânico (Alec Guinness) é enviado para observar secretamente o local. Como não tem o que relatar, inventa informações nas quais os ingleses acreditam piamente. O filme teve a má sorte de ser lançado justamente no momento em que uma revolução mudava completamente o rumo de Cuba, quando Fidel Castro e seus barbudos derrubaram a ditadura e transformaram a ilha num reduto comunista que, apesar da abertura, perdura até hoje. Como perdura também o hábito de freqüentar os bares em busca dos drinques típicos, decorados com guarda-chuvinhas, prática obrigatória de todos, sejam ou não artistas.
Muita coisa mudou desde então. Milhares tiveram de se refugiar, inclusive artistas como Desi Arnaz e Andy Garcia – que dirigiu o filme A Cidade Perdida (The Lost City, 2005), com toques nostálgicos e autobiográficos. A maior parte deles foi para Miami – uma das refugiadas foi vivida por Marisa Tomei em Tudo por um Sonho (The Perez Family, 1995). Todos, é claro, continuaram bebendo rum, Daiquiris e Mojitos. Esse hábito persistiu quando os personagens das tramas cinematográficas enveredaram pelo crime. Basta se lembrar, por exemplo, de Scarface (1983), de Brian de Palma, ou Miami Vice (2006).
Daiquiris e Mojitos também fizeram a festa no show business de Os Reis do Mambo (The Mambo Kings, 1992), no cotidiano da vida gay de South Beach, em Miami Beach, haja vista A Gaiola das Loucas (The Birdcage, 1996), e em muitos outros filmes que reconstruíram tempos não tão bons, como nos mostra Cuba (1979), de Richard Lester, ou Topázio (Topaz, 1969), do mestre Hitchcock – um relato da crise dos mísseis. ( fonte - http://basilico.uol.com.br/conteudo.php?id=1175)

Nenhum comentário:

Postar um comentário